sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Livros

S. Afonso de Ligório - A Oração


Título - S. Afonso de Ligório - A Oração
Editora - Editora Santuário
ISBN - 85-7200-117-4

"Santo Afonso (1696-1787) é conhecido como "Doutor da Igreja". Talvez por isso mesmo diga, na introdução a esta sua obra, que nunca tinha escrito nada mais útil. O que é dizer muito, uma vez que chegou a publicar mais de cem obras durante a sua longa vida.
Sobre a oração Santo Afonso falou e escreveu muito. Mas, principalmente foi um homem que muito orou: em média dedicava oito horas diárias à oração. Podia, pois, recomendar a todos que fizessem pelo menos uma hora diária , além das frequentes e rápidas preces nas diversas oportunidades do dia.
Nesta sua obra, o santo doutor trata da oração enquanto pedido, prece, súplica e também agradecimento. Não trata dos outros aspectos da oração, como também não se prende apenas à oração vocal. Fala da absoluta necessidade que temos de pedir a Deus a salvação e de como o devemos fazer.
Foi em 1757 que pela primeira vez Santo Afonso publicou um "Breve tratado sobre a necessidade da oração, sua eficácia e as condições com que deve ser feita". O texto foi publicado como apêndice da obra "O cristão santificado", do seu confrade o Pe. Januário Sarnelli, um livro que, por sinal, tinha como finalidade levar todos os cristãos a fazerem diariamente oração mental.
No inicio do ano seguinte , o santo reviu o texto e acrescentou à nova edição dos seus "Opúsculos Espirituais", Na ocasião prometeu que em breve publicaria uma obra especial e mais trabalhada, em que desenvolveria também uma tese teológica: a graça de orar é dada normalmente a todos e, mediante a oração, todos podem obter de Deus os outros auxílios necessários para a salvação. No mesmo ano de 1758 ele escreveu para Remondini, seu editor em Veneza: "Esse livro sobre a oração é obra única e muito útil para todos. E não é apenas um obra ascética ou espiritual; é também teológica e me está a dar muito trabalho..."
Em Novembro de 1758 o texto foi entregue a um editor em Nápoles e já estava impresso em Março do ano seguinte. O título seguia o estilo da época:

Do grande meio
da Oração
Para conseguir a salvação eterna e todas
as Graças que queremos de Deus
Obra
Teológico-ascética
do Revdmo Padre
Dom Afonso de Ligório
Reitor-Mor da Congregação
do SS. Redentor
Utilissima para todo o tipo de pessoa.

Como era seu costume, já no dia 5 de Abril, Santo Afonso enviou um exemplar revisado dessa edição napolitana para ser reimpresso em Veneza, o que iria garantir maior divulgação para a obra. Essa nova edição foi publicada entre Junho e Agosto do mesmo ano de 1759. Até à morte do autor, em 1787, foram publicadas 10 edições."

Fl. Castro, C.SS.R



Sem comentários:

Enviar um comentário